PERFIL DO PÓS-GRADUADO

Perfil Ocupacional do Pós-Graduado

O Mestre em SSMA será dotado de habilidades técnicas, analíticas e empreendedoras para realizar atividades de SSMA em qualquer empresa de transformação bem como em instituições governamentais e não-governamentais. Especificamente, os Mestres deste programa poderão actuar nas seguintes áreas:

  • Indústria ou qualquer outra forma de sector empresarial, realizando actividades de SSMA com o objectivo de definir políticas de segurança (segurança do trabalho, condições de trabalho, protecção do meio ambiente, etc), configurá-las e segui-las de acordo com as normas e regulamentos atinentes à saúde, segurança e meio ambiente;
  • Instituições governamentais ou privadas envolvidas em actividades de SSMA

(consultoria, auditoria, supervisão, políticas);

  • Instituições Bancárias e/ou Seguradoras Nacionais ou Internacionais para assuntos concernentes à conformidade com SSMA; e
  • Instituições de ensino e pesquisa.

 

Perfil Profissional do Pós-Graduado

O perfil profissional do mestre em SSMA pressupõe que o pós-graduado seja capaz, baseando-se essencialmente em pesquisa aplicada, de colectar, interpretar e descrever informações relevantes para a solução dos problemas na sua área de especialidade; compreender e analisar criticamente diferentes tipos de conceitos e procedimentos, contribuindo para a elevação do conhecimento e competência do mais alto nível em sua área de actuação e mercado.

Assim, na área de "saber", o mestre em SSMA deve:

  • Compreender os conceitos teóricos fundamentais para a área científica de SSMA;
  • Integrar conhecimentos, analisar e avaliar situações específicas, respeitando os aspectos éticos envolvidos no processo de gestão dos projectos relacionados à SSMA;
  • Dominar a metodologia científica adequada aos problemas de SSMA a serem investigados no ambiente legal, económico e gestão das empresas do sector extractivo;
  • Conhecer, identificar, interpretar e caracterizar os riscos ambientais na gestão do sector extractivo/mineiro tendo em vista uma atitude e actuação proactiva no contexto da globalização e da economia e gestão de organizações e nações;
  • Pesquisar, pensar estratégica, lógica e abstractamente, e entender o pensamento crítico sobre a gestão de empreendimentos e os indicadores de SSMA das corporações;
  • Usar experiência e conhecimento para capitalizar oportunidades e desafios, criando uma atmosfera onde indivíduos, de diversas culturas e perspectivas, possam trabalhar juntos para uma missão comum;
  • Desenvolver mecanismos de controlo para o cumprimento das obrigações fiscais, sociais e ambientais das empresas; e
  • Desenvolver conduta científica e profissional nos mais altos padrões éticos e de qualidade.

Quanto à área de "saber fazer", o mestre em SSMA, basicamente, deve ser capaz de:

  • Construir um plano de acção de qualidade, segurança e meio ambiente (QSMA);
  • Projectar um sistema de gestão de QSMA;
  • Configurar procedimentos de qualidade;
  • Controlar a aplicação dos procedimentos de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA);
  • Treinar numa abordagem de saúde, segurança e meio ambiente (SSMA);
  • Promover procedimentos de SSMA;
  • Realizar operações de controlo de conformidade;
  • Analisar um mau funcionamento ou não conformidade;
  • Determinar as causas de avarias;
  • Determinar acções correctivas;
  • Determinar as evoluções e melhorias de uma abordagem de qualidade;
  • Controlar dados de qualidade; e
  • Fornecer suporte técnico para serviços de qualidade e manutenção.

Finalmente, os pós-graduados devem saber ser profissionais que representarão a sua profissão para o avanço da ciência e prática da área de SSMA. O conhecimento adquirido através deste curso deve colocá-los na vanguarda da profissão de saúde, segurança e ambiente, sendo este conhecimento voluntariamente compartilhado com os outros para o avanço da profissão.

Modelos de Ensino

O curso de Mestrado em SSMA deve preparar o futuro Pós-Graduado para uma melhor intervenção no mercado laboral, devendo priorizar o desenvolvimento de competências de investigação e de resolução de problemas nas áreas de actuação do mestrado. O modelo de ensino proposto é híbrido que, segundo o Quadro Curricular para a Pós-Graduação e o Regulamento dos cursos de Pós-Graduação da UEM, compreende duas componentes, a curricular e a de investigação.