FILOSOFIA DE FORMAÇÃO
 
A filosofia de formação adoptada para os cursos de graduação em Engenharia, parte duma formação básica geral para uma formação básica especifico e finalmente para a especialidade nos últimos anos ela é acompanhada duma formação complementar.
A formação básica geral concentra-se nos primeiros dois anos de curso, durante os quais são leccionadas as disciplinas de fundamentos científicos: Matemática, Física, Quimica,  Para além destas, são anida leccionadas disciplinas que consituem  ferramentas necessarias Informaticos, Inglês, Oficinas.
Uma nova disciplina, " Introdução a Engenharia", dá aos novos estudantes uma perpectiva histórica da actividade da engenharia e ajuda-os a adpotarem técmicas de apredizagem úteis nos cursos de engenharia.
Quase todas estas disciplinas são comuns aos diversos cursos de engenharia, assim mantendo a tradição do tronco comum que vigora nesta nesta faculdade desde a sua criação. O ensino utilizará essencialmente aulas teóricas e práticas. A área da informática é orientada para um ensino predominantemente practico beneficiando do reforco em equipamento. O Inglês é, tanto quanto possível, orientado para o seu uso como língua de trabalho técnico.
A formação básica específica cnocentra se principalmente no 2º ano.
A formação de especialidade inicia-se no 3º ano e continua até ao ultimo ano.
A formação de especialidade é completada pelo Estágio Profissional, única disciplina do 8º semestre, com uma duração prevista de 4 mese realizado muna empresa.
Ao longo dos ultimos dois anos, será dado ao estudante formação complementar nas areas  de Economia, gestao de Empresas, Ambiente e Sociendade.
Todas estas disciplinas são comuns aos diversos cursos de engenharia e permintem que o graduado tenha uma visão mais ampla e conhecedora do mundo e da sociedade em que se insere.
No último semestre do curso, os estudantes tem de realizar e defender o Projecto de Curso.
Este projecto tem característica integradoras, abrangendo conhecimento de várias disciplinas para a resolução dum problema realístico.
O projecto deve ser realizado e apresentado de acordo com as normas, sendo avaliado através da sua apresentação e defesa.