Organigrama

Organigrama DAF

 

 
 
DESCRIÇÃO GENÉRICA DO DAF
Sob chefia directa de um Chefe do Departamento o DAF é um sector de apoio administrativo e financeiro da Faculdade de Engenharia da UEM, tendo em conta os recursos humanos e financeiros alocados. Gere os recursos humanos e financeiros, sendo estes últimos constituídos pelo Orçamento do Estado, Receitas Próprias e Fundos de Projectos de Investigação. Também tem como um dos objectivos principais o procurement, a organização e realização de aquisições ao nível local. Como acções específicas indicam-se:
 
GENÉRICAS:
Recolha de informação pertinente para a elaboração do Orçamento Anual da Faculdade;
Alocação/Distribuição do orçamento aprovado pelos diferentes sectores que compõem a Faculdade;
Auxílio às auditorias interna e externa;
Apoio na gestão financeira dos projectos;
Apoio na preparação de eventos científicos;
Emissão de guias de marcha;
Verificação dos mapas de efectividade;
Controle dos mapas de horas extraordinárias;
Processamento de horas extraordinárias/pagamento;
Preparação de orçamento de viagens/visitas;
Verificação de balancetes, extractos e outra informação de gestão financeira;
Supervisão das actividades das secções de Contabilidade, Tesouraria e Execução orçamental e da UGEA Local.
 
SECRETARIA
Efectua registo de entrada e saída de expediente interno e externo;
Fotocópia e organiza a correspondência a distribuir nos vários sectores internos;
Elaboração de notas, ofícios e memorandos de assuntos correntes;
Controle de assiduidade e pontualidade dos funcionários da Faculdade;
Elaboração dos mapas de efectividade;
Registo de cartões de assiduidade;
Distribuição das fichas e diversos impressos ao pessoal da Faculdade;
Reconhecimento de fotocópias;
Esclarecimento do pessoal sobre normas e procedimentos administrativos;
Assegurar a manutenção e actualização do Arquivo geral da Faculdade.
 
CONTABILIDADE
Conferir, classificar e lançar os documentos das operações financeiras da Faculdade;
Controle de contas correntes de terceiros e proceder a sua reconciliação;
Emitir facturas e proceder ao registo contabilístico;
Processar salários pagos com Receitas Próprias;
Confere as contas bancárias e efectua reconciliações bancárias;
Elabora relatórios da situação financeira;
Elaboração de balancetes por fonte de financiamento;
Mantém os arquivos de documentos de forma ordenada e de fácil consulta;
Efectua pagamentos e recebimentos autorizados;
Regista movimentos de entrada e saída de fundos;
Presta contas do trabalho junto do chefe do DAF.
 
TESOURARIA E EXECUÇÃO ORÇAMENTAL
Executa o orçamento atribuído à Faculdade;
Procede à gestão financeira dos projectos da Sida/Sarec;
Emite cheques e recibos;
Verifica os relatórios dos projectos da Sida/Sarec e respectivos relatórios financeiros;
Procede a recolha de extractos bancários;
Efectua depósitos bancários;
Distribui expediente para a Direcção de Finanças da UEM e para os bancos.
 
UGEA LOCAL
Levantamento e compilação das necessidades anuais de bens e serviços ao nível da Faculdade;
Elaboração do plano de aprovisionamento;
Preparação dos cadernos de encargos e outra documentação para o lançamento de concursos de pequena dimensão;
Preparar/organizar processos de aquisição por Ajuste Directo (Bens e Serviços);
Proceder a aquisição de bens e serviços;
Proceder a distribuição de bens e serviços;
Realização de consultas ao mercado;
Gestão do armazém de materiais;
Inventariação/Registo de equipamento e outros bens duradouros adquiridos para a Faculdade;
Proceder à actualização do Inventário.
Chefe do Departamento:  dr. Rosário Augusto Recua