Pode candidatar-se para a frequência do curso de Mestrado em Engenharia de Processamento de Hidrocarbonetos qualquer indivíduo detentor do grau de Licenciatura ou equivalente numa área de Engenharia (preferencialmente Engenharia Química e Engenharia do Ambiente) ou Ciências (preferencialmente Ciências Químicas). 
Uma nota média mínima na Licenciatura de 14 valores (na escala em uso na UEM) ou equivalente, é exigida a todos os candidatos. Excepcionalmente, poderão ser admitidos candidatos com uma média não inferior a 12 valores, desde que possuam experiência profissional de pelo menos 3 anos numa área considerada relevante para o curso pretendido, de acordo com o Regulamento dos Cursos de Pós Graduação em vigor na UEM.  
Parte dos conteúdos poderá ser leccionada na língua inglesa, pelo que é requerida uma proficiência satisfatória na comunicação escrita e oral nesta língua. 
A selecção preliminar será feita com base na avaliação documental, que incluirá, entre outros elementos, o histórico académico do estudante, a proficiência nas línguas Portuguesa e Inglesa, e o seu percurso profissional. Os candidatos pré-seleccionados serão sujeitos, ainda, a uma entrevista em que se aferirão esses e outros elementos julgados relevantes.