REQUISITOS DE INGRESSO
GRUPO ALVO
O Mestrado de Hidráulica e Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharias da UEM é uma pós-graduação, que corresponde a uma especialização a partir duma base de Licenciatura em Engenharia Civil ou Engenharia Agronómica. Com o Mestrado, esses licenciados ganharão maior capacidade para analisar, propor soluções e dirigir a implementação de projectos para sistemas de abastecimento de água em zonas urbanas e rurais, saneamento urbano, irrigação, produção de energia hidroeléctrica, gestão costeira, barragens, controlo de cheias e gestão dos recursos hídricos. A capacidade acrescida destes técnicos será uma preciosa mais-valia para converter o potencial dos recursos hídricos de Moçambique numa realidade que contribua eficazmente para a redução da pobreza absoluta e para o desenvolvimento socioeconómico sustentável.
O Mestrado está concebido para servir essencialmente dois grupos diferenciados de candidatos:
• Um primeiro grupo de técnicos licenciados já com muitos anos de formação e com uma grande experiência acumulada que desejam melhorar e reforçar as suas bases teóricas nas diversas áreas de Hidráulica e Recursos Hídricos de forma a poderem alargar a sua área de competência;
• Um segundo grupo compreendendo jovens licenciados que, de forma directa ou ao fim de 2-3 anos de experiência, desejam capacitar-se rapidamente para um melhor desempenho profissional, que lhes permita também um maior progresso na carreira profissional.
Para além de licenciados em Engenharia Civil e Engenharia Agronómica, o Mestrado é também aberto a Licenciados de áreas afins, como Geologia, Planeamento Físico e Gestão ambiental cuja formação académica e experiência lhes confiram bases suficientes para acompanharem as disciplinas do Mestrado.
REQUISITOS DE INGRESSO
Podem ingressar ao curso candidatos que tiverem obtido uma média final na licenciatura não inferior a 14 valores. Excepcionalmente serão admitidos, candidatos que tiveram média final do curso de licenciatura não inferior a 12 valores.
A admissão excepcional é condicionada a questões de mérito que incluem dentre outros, a experiência profissional com qualidade comprovada que confiram aos candidatos, bases suficientes para acompanharem as disciplinas do Mestrado. Caberá à Faculdade de Engenharia, assistida pela comissão de gestão do Mestrado, definir os critérios de admissão excepcional ao curso do Mestrado que, dentre outros aspectos incluirá elementos como, anos de serviço pós licenciatura (pelo menos 3 anos), relevância do curso para a instituição empregadora do candidato e, perfil profissional e ocupacional dos candidatos.
Para além dos critérios de ingresso indicados anteriormente, a selecção dos candidatos obedecerá à apresentação pelo candidato, da documentação completa de candidatura requerida. O processo de selecção será feito por uma comissão de avaliação nomeada e coordenada pelo Director Adjunto para a Pós-graduação sob proposta do Director do Curso.
O número de vagas para cada edição do curso, os critérios de avaliação das candidaturas assim como os processos de candidatura serão estabelecidos pela Comissão do Mestrado. A admissão de estudantes para o Mestrado será feita bienalmente e para um número limite de 20-25 estudantes. Caso o número de candidatos que cumpram as condições de ingresso seja superior a 25, a admissão será feita a partir de uma selecção que tomará em consideração a formação anterior dos candidatos, a sua experiência profissional, instituição onde trabalham e outros critérios que são atempadamente anunciados.