PERFIL DO PÓS-GRADUADO
Perfil Ocupacional do Pós-Graduado
O Mestre em SSMA será dotado de habilidades técnicas, analíticas e empreendedoras para realizar atividades de SSMA em qualquer empresa de transformação bem como em instituições governamentais e não-governamentais. Especificamente, os Mestres deste programa poderão actuar nas seguintes áreas:
- Indústria ou qualquer outra forma de sector empresarial, realizando actividades de SSMA com o objectivo de definir políticas de segurança (segurança do trabalho, condições de trabalho, protecção do meio ambiente, etc), configurá-las e segui-las de acordo com as normas e regulamentos atinentes à saúde, segurança e meio ambiente;
- Instituições governamentais ou privadas envolvidas em actividades de SSMA
(consultoria, auditoria, supervisão, políticas);
- Instituições Bancárias e/ou Seguradoras Nacionais ou Internacionais para assuntos concernentes à conformidade com SSMA; e
- Instituições de ensino e pesquisa.
Perfil Profissional do Pós-Graduado
O perfil profissional do mestre em SSMA pressupõe que o pós-graduado seja capaz, baseando-se essencialmente em pesquisa aplicada, de colectar, interpretar e descrever informações relevantes para a solução dos problemas na sua área de especialidade; compreender e analisar criticamente diferentes tipos de conceitos e procedimentos, contribuindo para a elevação do conhecimento e competência do mais alto nível em sua área de actuação e mercado.
Assim, na área de "saber", o mestre em SSMA deve:
- Compreender os conceitos teóricos fundamentais para a área científica de SSMA;
- Integrar conhecimentos, analisar e avaliar situações específicas, respeitando os aspectos éticos envolvidos no processo de gestão dos projectos relacionados à SSMA;
- Dominar a metodologia científica adequada aos problemas de SSMA a serem investigados no ambiente legal, económico e gestão das empresas do sector extractivo;
- Conhecer, identificar, interpretar e caracterizar os riscos ambientais na gestão do sector extractivo/mineiro tendo em vista uma atitude e actuação proactiva no contexto da globalização e da economia e gestão de organizações e nações;
- Pesquisar, pensar estratégica, lógica e abstractamente, e entender o pensamento crítico sobre a gestão de empreendimentos e os indicadores de SSMA das corporações;
- Usar experiência e conhecimento para capitalizar oportunidades e desafios, criando uma atmosfera onde indivíduos, de diversas culturas e perspectivas, possam trabalhar juntos para uma missão comum;
- Desenvolver mecanismos de controlo para o cumprimento das obrigações fiscais, sociais e ambientais das empresas; e
- Desenvolver conduta científica e profissional nos mais altos padrões éticos e de qualidade.
Quanto à área de "saber fazer", o mestre em SSMA, basicamente, deve ser capaz de:
- Construir um plano de acção de qualidade, segurança e meio ambiente (QSMA);
- Projectar um sistema de gestão de QSMA;
- Configurar procedimentos de qualidade;
- Controlar a aplicação dos procedimentos de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA);
- Treinar numa abordagem de saúde, segurança e meio ambiente (SSMA);
- Promover procedimentos de SSMA;
- Realizar operações de controlo de conformidade;
- Analisar um mau funcionamento ou não conformidade;
- Determinar as causas de avarias;
- Determinar acções correctivas;
- Determinar as evoluções e melhorias de uma abordagem de qualidade;
- Controlar dados de qualidade; e
- Fornecer suporte técnico para serviços de qualidade e manutenção.
Finalmente, os pós-graduados devem saber ser profissionais que representarão a sua profissão para o avanço da ciência e prática da área de SSMA. O conhecimento adquirido através deste curso deve colocá-los na vanguarda da profissão de saúde, segurança e ambiente, sendo este conhecimento voluntariamente compartilhado com os outros para o avanço da profissão.
Modelos de Ensino
O curso de Mestrado em SSMA deve preparar o futuro Pós-Graduado para uma melhor intervenção no mercado laboral, devendo priorizar o desenvolvimento de competências de investigação e de resolução de problemas nas áreas de actuação do mestrado. O modelo de ensino proposto é híbrido que, segundo o Quadro Curricular para a Pós-Graduação e o Regulamento dos cursos de Pós-Graduação da UEM, compreende duas componentes, a curricular e a de investigação.